Como surgiram os seres vivos e o Planeta Terra?


”Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

 Charles Darwin

COMO SURGIRAM OS SERES VIVOS E O PLANETA TERRA?

 

http://www.conscienciacomciencia.com.br/wp-content/uploads/2010/03/biodiversidade3.jpg

imagem retirada do site: www.conscienciacomciencia.com.br/…/

‘’os seres vivos da Terra atual estão adaptados ao meio em que vivem’’.

Essa frase revela que entre os seres vivos e o ambiente há uma adaptação, ou seja,é uma consequência que um animal ou vegetal sofre para continuar vivos.

Bom, se Deus não criou nada, tudo é fruto de uma evolução, então de onde sairam os seres vivos,como evoluiram, e o mais importante, como  surgiu o Planeta Terra?

http://www.astronomiaamadora.net/images/wallpapers/solar_system/planetas_interiores/terra_big01_1568x1600.jpg

imagem retirada do site: www.astronomiaamadora.net/download.asp

O PLANETA TERRA

Tem várias hipóteses de como o Planeta Terra surgiu, a mais aprovada foi:

Onde afirma que a atmosfera da Terra no seu início era composta por: hidrogênio (H2), metano (CH4), amônia (NH3) e pelo vapor de água (H2O).

As tempestades da Terra eram muito fortes e juntamente vinha à descarga elétrica, que davam origem a criação de substâncias.

Para alguns cientistas, as moléculas orgânicas tornaram-se sintéticas no fundo do oceano, eles acreditavam que no oceano as substâncias estavam preservadas contra os meteoritos.

Já para outros, as substâncias foram compostas na argila, porque elas tinham o papel de catalisar os ácidos nucléicos primitivos. E para os restantes, acreditam que as substâncias juntamente com os cometas e meteoritos, teriam caído na Terra.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiro na água, que surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 milhões de anos.

http://mundodabiologia.files.wordpress.com/2010/06/biologia.jpg?w=256

imagem retirada do site: pesquisaeinterdisciplinaridadefb.blogspot.com

A EVOLUÇÃO

Os primeiros seres vivos eram provavelmente muito simples e assemelhavam-se aos procariontes atuais (seres unicelulares de estrutura mais simples, com material genético livre no citoplasma, sem um núcleo individualizado). Depois, com o passar do tempo, surgiram os seres eucariontes (indivíduos que possuem estruturas celulares mais complexas, com material genético separado do citoplasma por uma membrana nuclear, formando um núcleo verdadeiro).

Acredita-se que esse tipo de célula surgiu a partir da células procariontes por alguns processos e outras organelas celulares, como a mitocôndria e o cloroplasto, surgiram a partir da invasão de bactérias nas células primitivas e que passaram a viver em no interior dessas células.

Essas células eucariontes, podem ter passado a viver reunidas em colônias, formando os primeiros indivíduos pluricelulares (formados por muitas células). Os seres que viviam em colônias passaram a dividir “o trabalho” para realizar as funções vitais, e assim aparecem as diferenciações dos tecidos celulares.

Atualmente existem seres capazes de sobreviver em regiões inóspitas como fontes de águas quentes e vulcões submarinos os quais utilizam o processo citado para obtenção de energia, são os seres quimiolitoautotróficos.


http://ecoluz.pbworks.com/f/1182647168/fotossintese3.jpg

imagem retirada do site: ecoluz.pbworks.com/Importância-das-árvores

O SURGIMENTO DA FOTOSSINTESE

A fotossíntese, é a produção de alimento a partir de substâncias inorgânicas simples utilizando-se da energia radiante (luminosa), foi um passo importantíssimo e decisivo na história da vida na Terra. Acredita-se que inicialmente a fotossíntese tinha como reagentes o gás carbônico e sulfeto de hidrogênio, como ocorre nas sulfobactérias hoje em dia.

As sulfobactérias primitivas eram capazes de transformar o gás carbônico e o sulfeto de hidrogênio, na presença da luz, em glicose enxofre e água. Posteriormente surgiram seres capazes de aproveitar a água nesse processo, esses seriam os ancestrais das cianobactérias.

Nesse caso a fotossíntese se processava como na maioria dos casos atuais, esses seres eram capazes de, em presença da luz, transformar gás carbônico e água em glicose e gás oxigênio. A Terra possuía uma grande disponibilidade de água e assim esses ancestrais das cianobactérias puderam se espalhar pelo planeta.

Essa proliferação foi tão grande que a atmosfera terrestre foi modificada, pelo acumulo do gás oxigênio produzido nessa reação. Outras condições do ambiente terrestre também foram modificadas. O oxigênio reagiu com os gases da atmosfera, que oxidou os metais, os quais passaram a se depositar no fundo dos mares e rios, e reagiu também com os compostos orgânicos degradando-os, causando um grande impacto ambiental.

http://galeria.blogs.sapo.pt/arquivo/Estrelas_do_mar.jpg http://www.plantefacil.com.br/noticias_imagens/200909153230.jpg

imagem retirada do site:topazio1950.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_11.htm;www.jardimdeflores.com.br/…/A44manaca.htm

O APARECIMENTO DOS  ANIMAIS MARINHOS E PLANTAS

Após milhões de anos, os primeiros seres marinhos evoluíram dando origem a outras formas de vida, como os primeiros invertebrados aquáticos (medusa, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar).

Além disso, as plantas tiveram sua dispersão nos ambientes. Nesse mesmo período, determinadas plantas marinhas iniciaram um processo de adaptação externa, ou seja, passaram a se fixar em ambientes terrestres.

Há aproximadamente 200 milhões de anos surgiram  as primeiras plantas com flores (angiospermas).

http://mundodabiologia.files.wordpress.com/2010/06/tiranossauro.gif?w=436&h=305

imagem retirada do site:www.achetudoeregiao.com.br/animais/animais_pr

O APARECIMENTOS DOS REPTEIS.

Nesse tempo os grandes répteis, denominados de dinossauros começaram a tomar conta da Terra, e que foram extintos há aproximadamente 70 milhões de anos.

http://www.damisela.com/zoo/ave/ratities/avestruz/f1.jpg http://mundodabiologia.files.wordpress.com/2010/06/mamifero.jpg?w=364&h=400

imagem retirada do site:www.brasilescola.com/animais/avestruz.htm ; lmatiazzo.wordpress.com/…/

O APARECIMENTO DAS AVES E MAMIFEROS

Há 65 milhões de anos a atmosfera já estava com a mesma configuração atual e as grandes cadeias de montanhas (Alpes, Andes e Himalaia) já tinham iniciado seu processo de formação. Nesse momento, as aves e os mamíferos se proliferaram em grande número nesse Planeta.

imagem retirada do site: darwinismo.wordpress.com/…/

EM FIM…

Podemos observar, então, que as moléculas orgânicas, se organizaram formando as células, que em conjunto formaram os tecidos, os quais formam os órgãos, que se reúnem para desempenhar uma função.

Os diferentes conjuntos de órgãos desempenham as várias funções vitais necessárias para a sobrevivência de um organismo, um individuo, ou de um ser vivo de uma determinada espécie.

referência bibliográfica: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/as-evolucoes-terra-dos-seres-vivos.htm ; http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u45.jhtm

About these ads

30 comentários sobre “Como surgiram os seres vivos e o Planeta Terra?

  1. O Big Bang é uma teoria segundo a qual o universo, e tudo que há nele, foi formado a partir de uma gigantesca explosão, acontecida provavelmente de 8 a 12 bilhões de anos atrás.
    Em 1929, o astrônomo americano Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, seria lógico afirmar que, em determinado momento, elas estiveram muito próximas, talvez concentradas no mesmo ponto.
    Foi o mesmo Hubble quem conseguiu colocar a dilatação do universo em progressão aritmética. A razão do crescimento é chamada até os dias de hoje de constante de Hubble.

  2. bricadeirinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • EE EU LEVANDO A SERIOOO, ME CONCENTRANDO NO AASSUNTO!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Mas como voces são, heein!!!??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Bjos flor, daqui a pouquinho tem mais novidades no blog….
      …e tem mais novidades para voces brincarem com a minha cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      bjos

    • Pois é flor, essa pergunta que eu também faço.

      Pesquisas dizem que o mundo vai ser dos insetos, pois são animais que o ser humano não liga, como os animais fofos e lindos que existem no mundo.
      O Mundo não vai acabar de repente, ele está se acabando aos poucos, por causa do ser Humano, então acredito que os mais fortes sao os que vao permanecer nela.
      A terra tenta consertar as burradas que o ser humano faz, mas esses consertos esta afetando os seres humanos em si( e eu nao tiro razao) a fauna, a flora.
      Voce percebe que isso ja está acontecendo, quantas enchentes nao matam milhões de pessoas, terremotos, e etc.
      Entao, o que será da Terra se os seres humanos não se derem conta da importância dela para nós?
      A terra vai continuar tentando consertar o que o ser humano faz, e conseqüentemente, uma hora nós vamos sumir da Terra e ela vai ser dominada por insetos
      Bjoooos flor =)

      • é.. mais ou menos né.
        Os animais deram origem na agua. Com a divisao celular começou a aparecer os primeiros animais marinhos Entao eles não tinham maes, Deus nao criou eles, o Planeta foi criado com a energia eletromagnética, e os seres marinhos com a divisao celular. Entao eles nao tinham mae =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s